quinta-feira, 21 de junho de 2012

Quem Inventou A Fotografia?

Hoje a fotografia é algo indispensável em nossas vidas, podemos usar,  para registrar bons momentos e poder relembrar depois,com quem é especial para canos. Hoje cada dia que passa existe mais variedades de câmeras,com muitas opções.

Mas quem foi responsável por essa invenção?
Oficialmente, a primeira fotografia permanente foi tirada em 1826, pelo físico francês Joseph Nicéphore Niépce, da janela de seu quarto. A exposição demorou nada menos que oito horas.

Em 1814, Niépce já havia conseguido registrar uma foto, porém, a imagem se apagou depois de um tempo. O processo químico demorou a evoluir e, só em 1885, George Eastman desenvolveu o papel fotográfico. Em 1888 as câmeras chegaram às lojas, eram as Kodak,  Mas o advento só chegou para as massas em 1900, com a invenção da Brownie, que era  uma câmera compacta que foi um sucesso até a década de 1960.


Mas a  revolução no mundo fotográfico começou em 1925, com a Leica I, a primeira câmera 35mm. O formato de alta qualidade e sua portabilidade inspiraram toda uma geração de lendas, como Henri Cartier-Bresson, Robert Capa e Robert Doisneau.

Em 1845, o mundo viu a primeira câmera que revelava fotos instantaneamente, a Polaroid Model 95. Já a  queridinha câmera digital, foi comercializada para o público, veio em 1990. Era a Dycam Model 1, que gravava as fotos num cartão de memória interno de 16MB. A primeira máquina digital profissional foi a Kodak DSC-100, de 1.3 Megapixels, e custava US$ 13 mil dollars ou  seja, só os ricos tinham. Hoje já não é mais assim as câmeras digitais estão acessíveis praticamente a todos!
Desde então, o mercado fotográfico tem experimentado uma crescente evolução tecnológica, como o estabelecimento do filme colorido como padrão e o foco automático, ou exposição automática.

Essas inovações indubitavelmente facilitam a captação da imagem, melhoram a qualidade de reprodução ou a rapidez do processamento, mas muito pouco foi alterado nos princípios básicos da fotografia.

A fotografia digital mudou o mundo, minimizou custos,  acelerando, processos, hoje o mundo todo pode ver a foto no momento que tiramos, podemos mandar as fotos para parentes,amigos,publicar nas redes sociais, fazer montagens, por plano de fundo, corrigir defeitos,registrar momentos instantes que não voltam mais, são infinitas e maravilhosa opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário