segunda-feira, 18 de junho de 2012

Como o Diamante e Formado

Na maioria das vezes que vemos um diamante e na mão de alguém famoso, ou na joalheria. Que mulher não sonha de algum dia ganhar um solitário, porque não custa nada sonhar. rsrsr. Infelizmente não é nada barato! Mas tem um motivo. Mas afinal o que é um diamante? Diamante é o nome da pedra preciosa tanto em estado bruto ou já lapidada, ele é  criado, na natureza, a partir do carbono fóssil, sob extremas pressões.

O diamante é a única pedra preciosa composta apenas de um elemento. O diamante é tão resistente que somente um diamante corta outro diamante. Ele é tão duro porque os átomos  de carbono estão ligados entre si numa rede cristalina tetraédrica, o que faz com que os átomos fiquem mais coesos.

A lapidação do tipo brilhante foi criada em 1919, por Marcel Tolkowsky, e possui forma redonda, com 57 ou 58 facetas. É uma das lapidações que conferem mais brilho e beleza ao diamante, mas existe outras técnicas de lapidações, existe  diferentes tamanhos, formatos, podem ser brancos, Às vezes, amarelado, raramente verde, azul, rosa, vermelho e negro. Até o século XVII, quase todos os diamantes comercializados no mundo tinham como origem a mina de Golconda, na Índia. Daquele local foram extraídos alguns dos mais famosos diamantes do mundo, como o Koh-i-Noor, que faz parte das joias da coroa da Inglaterra. Mas, em 1725, o Brasil  teve a descoberta de diamantes na cidade de Diamantina, em Minas Gerais. Durante os 150 anos seguintes ficou sendo o maior produtor de diamantes, perdendo depois para Africa do sul.

E ao contrario do que muta gente pensa, apenas 20% dos diamantes são utilizados para joalheria. O restante é aproveitado na área industrial. O diamante é muito resistente e utilizado, por exemplo, nos equipamentos de perfuração de petróleo e para o corte de vidro. O Diamante é uma pedra incolor e dura, por isso atribui-se a ela o significado de solidez, durabilidade e pureza. Com toda razão. Um diamante muito precioso é o Hope, ele é uma pedra preciosa, mas depende dos olhos de quem vem! Porque ele carrega uma história atribulada de suposta maldição, depois de ler o relato tire suas próprias conclusões.

Ficou conhecida como “A pedra que mata”. Porque segundo a lenda, ele se encontrava na frente de uma importante estátua de Budha quando foi roubado por um guerreiro, que pouco depois foi assassinado.
Depois disso um comerciante vendeu a pedra para o Rei Luis XIV. Pouco depois o comerciante empobreceu, contraiu uma doença e morreu em meio a terríveis convulsões.
Quando a Madame de Monespan, obteve a honra de provar o diamante, foi abandonada e morreu sozinha na pobreza...

Depois da Revolução Francesa, o diamante foi escondido em edifício Guarda Móveis Nacional, de onde foi roubado em 1791. Seis anos depois, os ladrões foram condenados à pena de morte.
Em 1830 o Hope foi comprado em um leilão por 90.000 libras esterlinas, por Francis Hope, membro do parlamento, que morreu logo depois, de mal súbito. Posteriormente, sua viúva morreu queimada na mansão. Seu herdeiro e sobrinho Thomas, pouco tempo depois de receber a pedra, foi a falência nos negócios e abandonado pela esposa. Thomas se desfez do diamante, que foi comprado pelo príncipe russo Iva Kitanovski, para presenteá-lo a uma bailarina que, na noite que o usou pela primeira vez, foi assassinada com um tiro.

Após uma série de tragédias, a pedra ficou com o sultão Abdul Mamid II, ao se ver forçado a abdicar a favor de seu irmão, levando o Hope entre seus pertences para o exílio.
No início do século adquiriu-o a família Mac Lean, pouco depois, um de seus filhos se suicidou e outro morreu em acidente de automóvel. Mac Lean caiu em depressão, e morreu meses depois em uma clínica para doentes mentais.

O diamante Hope se encontra atualmente no Smithsonian Institute de Washington, onde seu fluxo magnético não transpassa o grosso cristal da vitrine onde é exposto aos turistas. Não sei se vale a pena ter esse valioso diamante! Talvez a beleza se transformou em feiura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário