sexta-feira, 1 de junho de 2012

Glaucoma e Seus Efeitos Colaterais

Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A doença atinge mais de 60 milhões de pessoas no mundo, o Glaucoma também é a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

O glaucoma é uma doença crônica, portanto não tem cura. Mas pode ser controlado. O controle da doença é feito com o tratamento durante a vida toda. A realização de exames como a medida da pressão, do campo visual e o mapeamento de retina são fundamentais para evitar as complicações.

Além da cegueira, a perda da visão parcial também é considerada uma das maiores complicações do glaucoma. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menores serão os danos. Quem tem fator de risco para a doença deve fazer os exames com maior frequência. Os principais são: quem têm incidência da doença na família, afrodescendentes, pacientes com idade acima dos 40 anos de idade e quem tem Miopia. O glaucoma  caracteriza-se por uma degeneração do nervo ótico devido a pressão intraocular elevada. Entre a córnea e o cristalino existe uma cavidade que é preenchida com um líquido, chamado de humor aquoso. Este líquido é constantemente produzido e drenado, de modo que o volume e pressão se mantêm constantes. Quando o paciente tem glaucoma, o humor aquoso não é drenado suficientemente, fazendo com que a pressão aumente.

 Há diferentes tipos da doença, mas o glaucoma de ângulo aberto, considerado crônico, é o mais comum de todos,portanto é comum que as pessoas só descubram a doença quando já há danos razoáveis e irreversíveis no nervo ótico. O problema é que muitas pessoas não percebem os sintomas até o início da perda da visão. Entre os sinais mais comum é a perda da visão periférica. Alguns hábitos do nosso dia dia pode agrava a doença,uma das principais causas dessa lesão é o estresse. Quando a pessoa tem níveis elevados de estresse, a pupila dilata, o que desencadeia um mecanismo denominado bloqueio pupilar, levando ao aumento da pressão intraocular.

Pessoas que têm glaucoma devem controlar os níveis e estresse,  uma vez que as crises podem levar a danificação do nervo óptico, causando até mesmo a perda de visão. A prática  atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intraocular. O exercício melhora a aptidão cardiovascular, favorecendo a irrigação sanguínea do nervo óptico. depois de praticar o exercício a pressão intraocular já diminui significantemente, mas não basta praticar exercícios só de vez em quando, é preciso pelo menos três vezes por semana e pelo menos 30 minutinhos. Também é muito importante hidratar o corpo e consumir pelo menos dois litros de água por dia.

O glaucoma é uma doença crônica, portanto não tem cura, mas pode ser controlado, portanto não deve ser esquecido e ignorado. Como vimos a glaucoma faz milhões de vitimas todo ano, talvez se o sistema de saúde pública fosse mais eficiente, não haveria tantas pessoas cegas por causa de complicações da glaucoma, pois quanto mais cedo for feito o diagnostico melhor.

Um comentário:

  1. The signs of this problem can be profound or restricted, based on the individual. You should find out the help and guidance of a glaucoma doctor whenever you have any of the following signs.

    what is glaucoma ?

    ResponderExcluir