sábado, 2 de junho de 2012

Terremoto Na Italia

Hoje dia 29 de maio teve um forte terremoto  no norte da Itália, agentes da defesa civil confirmaram que 15 pessoas morreram e várias pessoas estão presas sob os escombros.  No terremoto anterior que ocorreu dia 20 de maio destruiu centenas de construções. Mas o que é um terremoto? O que causa Um terremoto?

Terremoto  é  um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. E essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções, não é o deslocamento na fratura que causa maior estrago, mas sim as ondas elásticas, que se propagam a partir da fratura. Na maior parte das vezes a fratura nem atinge a superfície, mas as vibrações podem ser fortes o suficiente para causar danos consideráveis. como o que ocorreu no dia  20 de maio que teve a  magnitude 6.0 destruiu centenas de prédio e casas.

Mas o que é magnitude? Magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do Terremotos. Ela está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos.

Os terremotos são causados pela movimentação das placas tectônicas, um grupo de doze grandes blocos da crosta terrestre onde estão assentados os oceanos e continentes. Essas placas estão em constante movimento, à deriva sobre o magma incandescente que se movimenta abaixo delas.

Os tremores ocorrem normalmente ao longo da junção entre essas placas, que colidem, afundam ou deslizam entre si, liberando grande quantidade de energia. A velocidade com que as placas deslizam ou colidem varia entre poucos milímetros até 10 ou mais centímetros por ano. A própria natureza impõem um limite superior a esta escala já que ela está condicionada ao próprio limite de resistência das rochas da crosta terrestre. Infelizmente os ataques de fúria da natureza são inaplacáveis, fazendo muitas vitimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário