sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como Economizar Agua e Evitar Que Esse Tesouro Valioso se Acabe

A água e um bem precioso para todo ser vivo, dependemos dela para viver. O que seria de nos se não tivessemos aguá para beber, lavar roupas, limpar casa, escovar os dentes e muitas  outras coisas que precisamos fazer usando água.

Como é bom sentirmos sede e ter um copo com água para beber, mas se quisermos que seja sempre assim temos de economizar esse bem precioso desde agora. Se  as pessoa não se conscientizar e  evitar os desperdicios de água,  no futuro a aguá poderá ser escassa. Mas alumas atitudes do dia dia pode economizar muita aguá. Como por exemplo:

Um banho de chuveiro elétrico, também de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 144 litros. Se o registro for fechado e banho reduzido para 5 minutos, o consumo cai para 48 litros. E ainda economiza na conta de luz.

Lavar a louça, durante 15 minutos, com a torneira da pia meio aberta, gasta 243 litros de água. Para gastar apenas 20 litros limpe os restos de alimentos dos pratos e das panelas com um papel e jogue no lixo. Molhe a louça rapidamente, ensaboe e depois enxague.

Quando escovar os dentes feche a torneira, Se uma pessoa demora 5 minutos para escovar os dentes e deixa a torneira aberta, lá se vão 12 litros de água pura, tratada e clorada.

Quando  for lavar o carro use o balde ele só consome 10 litros de aguá em quanto a mangueira meio aberta, o consumo explode para 560 litros.

Concerte a  torneira que goteja porque  causa um desperdício de 46 litros por dia. Ou 1.380 litros por mês.A gente não imagina que uma simples goteira gasta tudo isso. Mas o ditado é válido de grão em grão a galinha enche o papo.

A válvula de descarga é uma grande vilã no consumo de água. Sozinha, a água utilizada no vaso sanitário pode representar 50% de toda a água gasta em uma residência. Por isso nunca jogue cigarros, papéis, absorventes e quaisquer outros resíduos no vaso, pois, dessa forma, você estará evitando um maior consumo de água.

 Quando Lavar a roupa, Procure sempre utilizar a capacidade máxima de sua máquina de lavar roupas. Não lave suas roupas todos os dias: espere acumular, assim você economiza água e energia. Após lavar as roupas. Não deixe que a água vá embora sem antes reutilizá-la: esta água pode servir para ensaboar tapetes, tênis e cobertores, molhar plantas, lavar carros e calçadas e varandas.

Com pequenas atitudes ajudamos o planeta ainda economizamos o dinheiro, se cada um fazer a sua parte esse bem precioso vai durar. Pense do seguinte modo, se tivesse um tesouro você não iria gastar
 tudo de uma vez, você ia economizar, cuidar desse bem para mais tarde não ficar sem nada. Do mesmo jeito é aguá ela é o nosso tesouro valioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário