quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Que a Azia Pode Causar

12% da população sofre de azia. È um mal basante incomodo , quem sofre desse mal sabe bem disso;
 Mas o que realmente é azia?

Bom a azia é uma sensação de queimação causada por processo irritativo ou inflamatório do esôfago, em consequência das agressões sofridas por uma alimentação inadequada,
quando o esôfago for agredido de alguma forma vai aparecer a sensação de azia, que pode ocorrer por causa de alimentos irritantes, condimentados, picantes, ácidos, etc. Mas as maiores queixas de azias são das gravida, isso porque,durante a gravidez  a mulher passa por um processo de retenção de líquido muito grande; a musculatura da junção esôfago gástrica com essa retenção passa a funcionar de forma mais inadequada, e associado com o crescimento progressivo do útero, faz um aumento da pressão sobre o estômago que é empurrado para cima nas fases finais da gravidez. Por isso a mulher gravida tem bastante azia.


Para quem tem azia tem que ter uma alimentação saudável e algumas restrições como por exemplo: Alimentos muito gordurosos e muito condimentados, bebidas alcoólicas, excessos de frutas ácidas,como laranja e limões pois todos eles já encontram um campo previamente lesado para atuarem, além de promoverem refluxo de secreção ácida do estômago para o esôfago o que consequentemente se traduz em azia.

Jantar mais cedo ajuda muito, porque  um estômago cheio a trabalhar em conjunto com a gravidade são a melhor maneira de empurrar os ácidos para o esófago.Para quem é chocolatro tenho uma má noticia,  pois o primeiro alimento a evitar quando tem azia é o chocolate, porque ele tem  praticamente só gordura e tem cafeína. Bebidas com cafeína, tal como café, chá e coca-cola, podem irritar um esófago já inflamado. Quem tem azia deve evitar Mas para quem não consegue ficar sem chocolate, tenho  uma boa notícia: o chocolate branco, apesar de ter gordura, quase não tem café. Pode consumir com bastante moderação.

O stress também  pode provocar um aumento da produção de ácidos no estômago. A ingestão de muitos líquidos, especialmente os gasosos, durante uma refeição também é um fator causador da azia. Apesar de o estômago ter um revestimento que o protege do ácido, o esófago não tem. É por isso que os ácidos gástricos quando sobem queimam, às vezes de tal maneira que a pessoa  pode pensar que está  tendo um ataque cardíaco. Por isso pessoas que sofrem desse mal tem que se cuidar e pode começar por ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regulares, evitar uso de bebidas alcoólicas e principalmente buscar a orientação de um especialista, isso é primordial para buscar uma solução para o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário