segunda-feira, 4 de junho de 2012

Como Ter Uma Alimentacao Adequada

Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o governo  incentiva a população a ter bons hábitos e conscientiza sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns tipos de produtos.

Ter uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência.

A alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para não brigar com a balança, mas também para garantir uma boa saúde . As dietas saudáveis são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas,  não preenche os critérios de alimentação saudável,os alimentos estão classificados em quatro grupos: energéticos, construtores, reguladores e energéticos extras.
.Energéticos: Fornecem energia para o corpo realizar suas funções naturais. Esse grupo é constituído pelos carboidratos complexos, como farinhas, pães, tubérculos, massas e cereais.
.Construtores: Ricos em proteínas, sua função é  reparar os tecidos do corpo e são representados por carnes, leite e derivados;  os leguminosas.
.Reguladores: Nos fornecem vitaminas, minerais e fibras. Encontramos nas frutas, legumes e hortaliças.
Energéticos extras: São os açúcares simples e as gorduras. Seu consumo deve ser moderado.

No caso específico da gordura, hoje se discute os benefícios associados a alguns de seus tipos, como as encontradas nos peixes,  como salmão, arenque, sardinha, atum, e nos frutos do mar. Eles contêm uma substância chamada Ômega 3, que reduz o risco de infarto, derrame e morte súbita.  temos de nos conscientizar que comida com auto teor de gordura faz mal para nossa saúde, temos  que preparar o cardápio das refeições de forma que sejam o mais saudável e equilibrada possível. Para isso é preciso compor refeições com alimentos bastante diversificados.

 Diversificar as cores do nosso prato é importante para garantir uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, ou seja, um prato de comida saudável tem que ser bem colorido. Quanto mais cores, maior a variedade de legumes, verduras e grãos ingeridos, mas porque cada grupo de cores possui nutrientes diferentes e necessários para o bom funcionamento do organismo.

Não é fácil mudar de hábito alimentar,  mas fazendo algumas mudanças é possível por exemplo evitar alimentos fritos, prefira os grelhados e cozidos, pois não precisam de óleo para o preparo. Os exercícios físicos são ótimos aliados para manter a boa forma é a saúde em dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário