quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia do Geografo

Dia 29 de maio é o dia do geógrafo, mas o que um geografo? Por que ele é importante?
O geógrafo é um profissional que tem sua habilitação destinada ao estudo e planejamento das atividades humanas, tanto no campo como na cidade. Ele  Pode contribuir para a construção de um ambiente mais justo e solidário e ajuda na preservação ambiental.

O exercício da profissão somente será permitido aos formados por faculdades, institutos e universidades oficialmente reconhecidas. durante o curso  de geografo  possível se graduar em licenciatura e bacharelado ao mesmo tempo, ou somente em um dos dois. O Geógrafo bacharel desenvolve atividades no seguimento de pesquisa e suporte técnico direcionados a diversos tipos de temas, em áreas urbanas, rurais, florestais entre outros. O Licenciado possui habilitação para lecionar Geografia. Embora sejam habilitações e atribuições profissionais distintas, a Geografia é uma só.

A função do Geógrafos é identificar, analisar e interpretar a distribuição e disposição das formas e de outras características da superfície terrestre. Os mais modernos geógrafos estão frequentemente envolvidos na resolução de problemas ambientais. Eles também vêm sendo os principais profissionais em sistemas de informação geográfica e cartográfica.

Os  Geógrafos esta sendo cada vez mais requisitado em função da crescente preocupação da sociedade com o meio ambiente. As transformações ambientais despertaram a sociedade para a necessidade planejamento de sua atuação sobre o meio em que vive. Deslizamentos de terra, enchentes, esgotamentos de recursos, poluição das águas e do ar são preocupações da sociedade atual. Foi preciso perder vidas,para a população  ou governo fazer  alguma coisa alias muito pouco do que é realmente necessário.

O Geógrafo é um dos profissionais que trabalha para solucionar essas questões e planejar a melhor ocupação do espaço pelo homem. Os Geógrafos trabalham em agências públicas e privadas que lidam com impacto ambientais, planejamento e gestão ambiental e territorial. Como vimos o Geógrafo tem um fator importante em nossas vidas, deveria ter mais apoio e reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário