quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os Beneficios de Uma Boa Noite de Sono


photo
Todos sabemos que ter uma boa noite de sono é fundamental para ter um bom dia , um dia agradável. Os médicos geralmente recomendam que temos de dormir no minimo 8 horas. Mas já se perguntaram? O que acontece conosco enquanto dormimos?
Se você não sabe, ai vai a resposta?

Durante o sono, as áreas do cérebro que interpretam as informações do mundo exterior ficam menos receptivas. Por causa disso, as reações de quem está dormindo são bem mais reduzidas. "A pessoa sente tudo, mas, como está em um estado de consciência diferente, suas respostas aos estímulos serão menores. Durante o sono o nível de alerta do organismo varia em cada um dos ciclos do sono. Conforme o tempo passa, as ondas cerebrais se tornam progressivamente mais lentas e fica mais difícil acordar. Mais quais são as fases do sono?


Na 1ª fase
É a fase do adormecimento. Essa fase pode durar de alguns instantes até 15 minutos e ocupa de 5% a 8% da noite de sono. Funciona como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. O cérebro produz ondas irregulares e rápidas e a tensão muscular diminui. A respiração fica suave e os pensamentos do mundo desperto flutuam pela mente. Se for acordada nessa fase, a pessoa reagirá rapidamente, negando que estava dormindo.


Na 2 ª fase:
A temperatura corporal e os ritmos cardíaco e respiratório diminuem. As ondas cerebrais diminuem ainda mais. Essa fase dura cerca de 20 minutos. As ondas do cérebro alongam-se, regularizam-se e são afetadas somente por alguma atividade elétrica isolada e repentina. Nesta fase, a pessoa cruza definitivamente o limite entre estar acordada e dormindo. Se alguém levantar suavemente a pálpebra de uma pessoa nessa fase do sono, ela não acordará.


Na 3ª fase:
O corpo começa a entrar no sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se grandes e lentas. É uma fase rápida. Dura cerca de dez minutos por ciclo, o que corresponde a uma média de 5% do tempo na cama.


Na 4ª fase:
É o sono profundo, onde o corpo se recupera do cansaço diário. Essa fase é fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos. Dura cerca de 55 minutos, A pessoa fica totalmente inconsciente. Está tão fora do mundo que nem uma tempestade poderá acordá-la.
Sono REM:
A atividade cerebral está a pleno vapor e desencadeia o processo de formação dos sonhos. Os músculos ficam paralisados, as frequências cardíaca e respiratória voltam a aumentar e a pressão arterial sobe. É o momento em que o cérebro faz uma espécie de faxina geral na memória. Fixa as informações importantes captadas durante o dia e descarta os dados inúteis. Durante o REM, os músculos longos do tronco, os braços e as pernas estão paralisados, mas os dedos das mãos e dos pés podem contrair-se. O fluxo sanguíneo em direção ao cérebro aumenta e a respiração fica mais rápida e entrecortada. REM é a fase dos sonhos vividos. Se a pessoa for acordada aqui, provavelmente recordará fragmentos de suas fantasias. Depois de 10 minutos de REM volta-se a descer às fases de sono quieto.
Nas primeiras horas da noite predomina o REM. Pela manhã, percorre-se de quatro a cinco vezes o circuito do sono completo."
Agora, surge outra pergunta, Enquanto estamos dormindo os nossos sentidos funcionam?O que será que acontece com eles?
Vamos ver?
VISÃO
Apesar de as pálpebras estarem fechadas, um estímulo visual muito intenso, como um flash de máquina fotográfica, pode despertar que esta dormindo . Se ele não acordar, pode ser que sonhe com o Sol ou alguma situação em que haja luminosidade intensa
AUDIÇÃO
Podemos ouvir tudo ao redor, mas o barulho se torna , um som neutro que não atrapalha o sono. Quando alguém adormece em ambiente barulhento, com a TV ligada, por exemplo, ocorre o contrário: se acabar o ruído, a pessoa pode despertar
OLFATO
Não existem muitos estudos sobre o papel do olfato durante o sono, mas sabe-se que a região do sistema nervoso central responsável por ele é estimulada quando algum cheiro mais forte é exalado. Mas é difícil chegar ao ponto de despertar uma pessoa.
PALADAR
Se um alimento amargo for colocado na boca do de quem estar dormindo , o gosto ruim desencadeará um reflexo que o fará expelir aquilo. Como o paladar continua recebendo estímulos, a pessoa pode até sonhar que está comendo algo ruim
TATO
Sempre alerta aos estímulos externos, o tato é considerado o sentido que permanece mais ativo. Quando alguém dorme em cima de um objeto, por exemplo, a dor percebida pode interferir na qualidade do descanso. A pessoa pode até continuar dormindo, mas a soneca será ruim
E isso que acontece enquanto “tiramos aquela soneca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário