quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os Benefícios de Pedalar


photo
Andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. "Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo".

"Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada"Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário"Pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.

A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica.
Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo, "Por isso, a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso.

Imagine poder tomar rotas alternativas, passar em meio aos carros e ainda não afetar de maneira alguma o meio ambiente. Essa é a sensação de quem anda de bicicleta. "Em cima dela, é possível observar melhor tudo o que acontece a sua volta e você ainda foge do estresse de quem está preso no trânsito", os melhores locais para andar de bicicleta são os de terreno plano e arborizado. 
 
Pedalar ainda é um exercício lúdico, estimula a convivência social e em família. Os melhores lugares são parques e ciclovias, pedalar ainda é indicado para as pessoas gordinhas porque exige menor esforço para executar a tarefa, principalmente para as crianças.

Algumas dicas para pedalar com segurança e prazer

O ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Use tênis, qualquer modelo, desde que confortáveis. As bicicletas devem ter guidão alto, para evitar esforços na coluna. A postura deve prezar por manter o tronco na vertical, sem forçá-lo. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas.

O ciclismo não oferece risco algum, a não ser as quedas. Para usufruir do esporte como método de condicionamento físico, pedale mais de 20 minutos por dia, e para perder calorias o tempo deve ultrapassar os 40 minutos diários. Ainda é possível pedalar sem sair de casa, basta usar as bicicletas ergométricas. Os benefícios são os mesmos.

Antes de iniciar qualquer tipo de exercícios, é recomendável procurar um médico para obter maiores informações.


Os Beneficios de Uma Boa Noite de Sono


photo
Todos sabemos que ter uma boa noite de sono é fundamental para ter um bom dia , um dia agradável. Os médicos geralmente recomendam que temos de dormir no minimo 8 horas. Mas já se perguntaram? O que acontece conosco enquanto dormimos?
Se você não sabe, ai vai a resposta?

Durante o sono, as áreas do cérebro que interpretam as informações do mundo exterior ficam menos receptivas. Por causa disso, as reações de quem está dormindo são bem mais reduzidas. "A pessoa sente tudo, mas, como está em um estado de consciência diferente, suas respostas aos estímulos serão menores. Durante o sono o nível de alerta do organismo varia em cada um dos ciclos do sono. Conforme o tempo passa, as ondas cerebrais se tornam progressivamente mais lentas e fica mais difícil acordar. Mais quais são as fases do sono?


Na 1ª fase
É a fase do adormecimento. Essa fase pode durar de alguns instantes até 15 minutos e ocupa de 5% a 8% da noite de sono. Funciona como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. O cérebro produz ondas irregulares e rápidas e a tensão muscular diminui. A respiração fica suave e os pensamentos do mundo desperto flutuam pela mente. Se for acordada nessa fase, a pessoa reagirá rapidamente, negando que estava dormindo.


Na 2 ª fase:
A temperatura corporal e os ritmos cardíaco e respiratório diminuem. As ondas cerebrais diminuem ainda mais. Essa fase dura cerca de 20 minutos. As ondas do cérebro alongam-se, regularizam-se e são afetadas somente por alguma atividade elétrica isolada e repentina. Nesta fase, a pessoa cruza definitivamente o limite entre estar acordada e dormindo. Se alguém levantar suavemente a pálpebra de uma pessoa nessa fase do sono, ela não acordará.


Na 3ª fase:
O corpo começa a entrar no sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se grandes e lentas. É uma fase rápida. Dura cerca de dez minutos por ciclo, o que corresponde a uma média de 5% do tempo na cama.


Na 4ª fase:
É o sono profundo, onde o corpo se recupera do cansaço diário. Essa fase é fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos. Dura cerca de 55 minutos, A pessoa fica totalmente inconsciente. Está tão fora do mundo que nem uma tempestade poderá acordá-la.
Sono REM:
A atividade cerebral está a pleno vapor e desencadeia o processo de formação dos sonhos. Os músculos ficam paralisados, as frequências cardíaca e respiratória voltam a aumentar e a pressão arterial sobe. É o momento em que o cérebro faz uma espécie de faxina geral na memória. Fixa as informações importantes captadas durante o dia e descarta os dados inúteis. Durante o REM, os músculos longos do tronco, os braços e as pernas estão paralisados, mas os dedos das mãos e dos pés podem contrair-se. O fluxo sanguíneo em direção ao cérebro aumenta e a respiração fica mais rápida e entrecortada. REM é a fase dos sonhos vividos. Se a pessoa for acordada aqui, provavelmente recordará fragmentos de suas fantasias. Depois de 10 minutos de REM volta-se a descer às fases de sono quieto.
Nas primeiras horas da noite predomina o REM. Pela manhã, percorre-se de quatro a cinco vezes o circuito do sono completo."
Agora, surge outra pergunta, Enquanto estamos dormindo os nossos sentidos funcionam?O que será que acontece com eles?
Vamos ver?
VISÃO
Apesar de as pálpebras estarem fechadas, um estímulo visual muito intenso, como um flash de máquina fotográfica, pode despertar que esta dormindo . Se ele não acordar, pode ser que sonhe com o Sol ou alguma situação em que haja luminosidade intensa
AUDIÇÃO
Podemos ouvir tudo ao redor, mas o barulho se torna , um som neutro que não atrapalha o sono. Quando alguém adormece em ambiente barulhento, com a TV ligada, por exemplo, ocorre o contrário: se acabar o ruído, a pessoa pode despertar
OLFATO
Não existem muitos estudos sobre o papel do olfato durante o sono, mas sabe-se que a região do sistema nervoso central responsável por ele é estimulada quando algum cheiro mais forte é exalado. Mas é difícil chegar ao ponto de despertar uma pessoa.
PALADAR
Se um alimento amargo for colocado na boca do de quem estar dormindo , o gosto ruim desencadeará um reflexo que o fará expelir aquilo. Como o paladar continua recebendo estímulos, a pessoa pode até sonhar que está comendo algo ruim
TATO
Sempre alerta aos estímulos externos, o tato é considerado o sentido que permanece mais ativo. Quando alguém dorme em cima de um objeto, por exemplo, a dor percebida pode interferir na qualidade do descanso. A pessoa pode até continuar dormindo, mas a soneca será ruim
E isso que acontece enquanto “tiramos aquela soneca”.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Moda Praia Muito Além do Biquíni

Quando pensamos em ir a praia uma das primeiras coisa que pensamos é: Que biquíni ou maiô vou usar? Mas não é apenas de maiô e biquíni que se vive à beira mar. Peças esportivas ,lisas e estampadas, refletem o alegre espirito praiano, e acompanham você na areia ou no fim da tarde, nos passeios pelo calçadão.

Vai ai algumas dicas:
A tradicional saída de praia é ideal para não precisar vestir aquele tanto de roupa por cima! Uma belezura na vida feminina! Dependendo da saída, nem parece que é uma saída de praia .e pode até ser substituída pelo camisão de tela, que pode acompanhar o maiô de lycra estampada nos passeios após o banho de mar.

Super versátil o top tomara -que- cai de malha canelada, desfila ao sol com a minissaia evasê de lycra estampada . Já a noite, o top pode ser usado acompanhado de calça capri.

Uma dica para quem estar com uns quilinhos a mais pode fazer charme com a blusa de crepe, levemente transparente, e com o short de cotton, que, por ser soltinho, não marca demais as formas. Já para quem estar com o corpo em plena forma pode aproveitar o cenário de sol e mar para se exibirem com o top tipo bustiê e com short cotton lycra.

Uma ultima dica e que o s vestidos florais é perfeito para levar nas viagens: ocupa pouco espaço na mala e pode ser usado tanto sobre o biquíni quantos nos programas noturno a beira mar.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Grupo de Ciclistas Pedalam 50 km em trilha de Ilhabela, SP

Fazer turismo e muito bom  principalmente se for com grupo de amigos. Desta vez um grupo com mais de 20 ciclistas decidiu fazer um percurso diferente e sair da praia do Perequê, no norte de Ilhabela, em direção à praia de Castelhanos, no sul da cidade do litoral paulista.

O trajeto realizado em um dos morros da região não assustou os esportistas. Porém, o grande problema do passeio que aconteceu no último dia 13 foi que dos 50 km percorridos, 24 km eram subida.
No entanto, para Márcio Pereira do Nascimento, um dos organizadores do evento e praticante do ciclismo, todo suor é válido. "A natureza é fenomenal, com cachoeiras lindas e grutas incríveis. O mais impressionante é que você não encontra sujeira nenhuma no meio do caminho. É um lugar que pretendo voltar mais vezes".

A Equipe Trilhando, liderada por Márcio, Alexandro Stephanin e Michele do Couto Stephanin, pratica o ciclismo todos os finais de semana e, duas vezes por ano, tenta inovar com percursos mais desafiadores. Assim como das outras vezes, o evento no litoral paulista foi organizado por meio do Facebook. "No ano passado descemos a Serra do Mar, mas dessa vez foi muito diferente e com certeza a melhor travessia que fizemos", afirmou Márcio.

Encerrado o passeio em Ilhabela, a equipe já pensa no próximo desafio. A ideia de Márcio e companhia é ter um fim de semana mais radical, com um percurso na cidade de Brotas, no interior de São Paulo. Lá, além do contato com a natureza e lindas trilhas, é possível praticar o rafting, descida de rio em botes infláveis. "Ainda estamos discutindo a possibilidade. O pessoal quer ir pra Brotas porque eles já nos avisaram na viagem de volta de Ilhabela. Mas ainda não confirmamos o evento", explicou Márcio.